Topo

Histórico

Categorias

Blog SP a Pé

Cinco contas de Instagram para quem gosta de olhar e pensar as cidades

Adriana Terra

03/12/2018 16h47

Para quem gosta de acompanhar as discussões sobre como as cidades se configuram, sobre problemáticas e detalhes urbanos, práticas, características e modos de vida ao redor do mundo, algumas contas no Instagram são, também, um bom meio de informação. Separei cinco delas que gosto, por diferentes motivos, abaixo.

Guardian Cities – www.instagram.com/guardiancities
Trata-se do Instagram da editoria de jornalismo de cidades do jornal britânico The Guardian. Traz fotos de construções variadas ao redor do mundo, de ruas, pessoas, formas de transporte, de trabalho, de ocupar os espaços urbanos, em imagens tanto ligadas a reportagens que publicam em seu site quanto com vida própria. Destaca também outras contas interessantes de fotógrafos de cidades de diversos países.


Revista Piseagrama – www.instagram.com/revistapiseagrama
Conta da publicação semestral dedicada aos espaços públicos — "existentes, urgentes e imaginários", descrevem em seu site –, abordando temas como territórios quilombolas, a ideia de vizinhança, o descarte nas cidades. A página no Instagram, que costuma trazer ilustrações e imagens de projetos artísticos, é uma forma de estar por dentro do conteúdo veiculado na revista.


Cidade Ativa – www.instagram.com/cidade.ativa
A ONG que milita por cidades mais inclusivas — e sobre a qual já falei aqui — posta em seu Instagram as ações que promove, campanhas, dados sobre mobilidade nas cidades, entre outros temas de interesse urbano.


Popular de Lujo – www.instagram.com/popular_delujo
Gráfica vernacular, já ouviu esse termo? Trata-se do design gráfico de origem popular, autodidata, das placas e letras pintadas especialmente no pequeno comércio. Essa conta é parte de um projeto documental sobre esse design e sua relevância na América Latina.


Se Essa Rua Fosse Minha – www.instagram.com/seessarua_fosseminha
A iniciativa desse projeto é de mostrar Salvador além dos clichês, postando passeios, rotas e destacando personagens da cidade que muitas vezes correm às margens da grande história, pensando sempre a cidade vivida a partir da ideia de circular para conhecer mais.

Sobre a autora

Adriana Terra é jornalista e gosta de escrever sobre a cidade e sobre cultura. É co-criadora da série “Pequenos Picos”, mapeamento afetivo de comércios de bairro da capital paulista, e mestranda em Estudos Culturais na EACH-USP, onde pesquisa lugares e modos de vida. Foi criada em Caieiras e há 15 anos vive no centro de São Paulo. Na zona noroeste ou na Bela Vista, sempre que dá, prefere ir caminhando.

Sobre o blog

Dicas de lugares, roteiros, curiosidades sobre bairros, entrevistas com personagens da cidade, um pouquinho de arquitetura e mais experiências em São Paulo do ponto de vista de quem caminha.

Blog SP a Pé