Topo

Histórico

Categorias

Blog SP a Pé

Cinco espaços culturais para conhecer a pé no centro de SP

Adriana Terra

04/02/2019 12h36

Detalhe de painel no Museu da Casa da Boia. Crédito: Eduardo Knapp/Folhapress

Nem só de Pinacoteca e CCBB vive a programação cultural do centro de São Paulo, e sair da rota é legal também para caminhar por outros cantinhos dessa região. Abaixo, reuni cinco locais um pouco menos conhecidos que podem ser visitados em um passeio pelo miolo da cidade.

O prédio do Centro Cultural dos Correios. Crédito: Rafael Roncato/UOL

Centro Cultural dos Correios
Instalado em um prédio imenso no vale do Anhangabau, o espaço tem uma programação de exposições que já contemplou de Dorival Caymmi a mostra sobre totens e acervo iconográfico costurando a história das entregas de correios com outros fatos históricos do Brasil ("Carteiros – Entregas que Fazem a Nossa História").

Praça das Artes e Conservatório. Crédito: Folhapress

Praça das Artes + Sala do Conservatório
A construção próxima ao largo do Paissandu tem programação de música erudita, recebe algumas exposições e festas. Em fevereiro, no dia 21 o local recebe apresentação do Coral Paulistano. Ao lado dela fica a Sala do Conservatório, um sobrado menor, branco, que recebe eventualmente apresentações das orquestras municipais.

O casarão do Solar da Marquesa. Crédito: Sylvia Masini/Divulgação

Solar da Marquesa
No Páteo do Colégio, o casarão rosa com estreitas e charmosas sacadas que foi lar da Marquesa de Santos em 1834 é hoje um museu com mobiliário da época e utensílios domésticos. No andar superior do sobrado, estão conservadas paredes de taipa de pilão e pau-a-pique do século 18, pisos assoalhados, pinturas murais.

A Casa da Boia. Crédito: Eduardo Knapp/Folhapres

Museu da Casa da Boia
Ainda na região da São Bento, a Casa da Boia é a mais antiga loja de metais e material hidráulico da cidade, fundada pelo imigrante sírio Rizkallah Jorge. O que nem todo mundo sabe é que o segundo andar do comércio, um sobrado tombado, guarda um museu cheio de peças antigas e imagens de acervo da cidade que é possível visitar mediante agendamento (11 3312-6255).

EMESP. Crédito: Sergio Ferreira/Divulgação

EMESP
No largo General Osório, a região repleta de lojas de instrumentos sedia a Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim que, além das aulas, é palco apresentações musicais, como da Orquestra Jovem do Estado. Perto da Sala São Paulo, o local fica em uma área com outras construções antigas de arquiteturas diversas e interessantes: são sobradinhos que hoje abrigam pequenas pensões, bares, lanchonetes. Por ali fica também o Hotel Piratininga, com um letreiro inconfundível.

 

[Errata: o texto foi alterado no dia 4 de fevereiro, às 19h20, corrigindo o nome do Centro Cultural dos Correios, que estava listado como Museu dos Correios.]

 

Sobre a autora

Adriana Terra é jornalista e gosta de escrever sobre a cidade e sobre cultura. É co-criadora da série “Pequenos Picos”, mapeamento afetivo de comércios de bairro da capital paulista, e mestranda em Estudos Culturais na EACH-USP, onde pesquisa lugares e modos de vida. Foi criada em Caieiras e há 15 anos vive no centro de São Paulo. Na zona noroeste ou na Bela Vista, sempre que dá, prefere ir caminhando.

Sobre o blog

Dicas de lugares, roteiros, curiosidades sobre bairros, entrevistas com personagens da cidade, um pouquinho de arquitetura e mais experiências em São Paulo do ponto de vista de quem caminha.

Blog SP a Pé