Topo

Histórico

Categorias

Blog SP a Pé

De barco à vela a calçadas do centro: 4 passeios da Virada Sustentável

Adriana Terra

19/08/2019 10h03

Nascente do rio Água Preta, tema de passeio do evento. Foto: Lucas Lima/UOL

Entre os próximos dias 22 e 25 de agosto acontece em São Paulo a Virada Sutentável, evento cultural articulado por organizações públicas e privadas para falar de sustentabilidade. Ocorrendo desde 2011 em São Paulo, hoje ele está também em outras cidades como Campinas, Manaus, Porto Alegre, Rio e Salvador.

Nesses dias de evento, além de debates, palestras, oficinas, shows, atividades infantis, exibição de filmes (vale a pena ver a programação, porque tem sessões de documentários interessantes, como "Gig – A Uberização do Trabalho"), vão rolar alguns roteiros pela cidade.

Se você perdeu a Jornada do Patrimônio, eles são uma oportunidade para conhecer mais a cidade. Tem de observação de aves a vivência náutica na zona sul, passando por uma caminhada pelas nascentes de um rio.

Vivência Náutica | sab 24.ago às 10h
No Grajaú, colado a uma região urbana existe a possibilidade de navegar pelas águas da Billings observando grafites. Dá quase um nó no cérebro. Esse nó é interessante para pensar nas diferentes paisagens que convivem em São Paulo, convite desse passeio em barco à vela realizado desde 2011. O coletivo Imargem, responsável pela iniciativa, busca uma conscientização das comunidades que vivem às margens da represa sobre o uso da água e sobre as potencialidades do espaço que habitam.

Calçada é Arte? | sab 24.ago às 10h
As calçadas de São Paulo por vezes são vilãs dos pedestres, devido ao descuido com sua manutenção, mas vale a pena olhar para as histórias dessas pedras que pavimentam nossa rota diária. Origens de grafismos, desenhos que estão no chão e passam tantos momentos despercebidos são abordados em um passeio pelo centro da cidade comandado pelo grupo Calçada SP. Destaque para a calçada da Biblioteca Mário de Andrade.

Registro do coletivo Calçada SP da rua Gaivota, Moema. Foto: instagram.com/calcadasp

Expedição pelas nascentes do rio Água Preta | dom 25.ago às 10h
No bairro da Pompeia, nasce o córrego Água Preta, que passa embaixo do Sesc Pompeia e desagua no Tietê. Esse rio, que foi canalizado como tantos outros na cidade e cuja força das águas a gente ainda sente quando chove muito — felizmente, não é fácil sumir com um rio –, é tema desse passeio por nascentes dele. A rota mostra cinco lagos construídos por coletivos junto aos moradores do entorno, concentrando as águas das nascentes.

Caminhada de Observação de Aves | dom 25.ago às 10h
Ainda tem pássaro em São Paulo, sim. Esse passeio no parque Ibirapuera, lar de quase 200 espécies, visa explicar que aves são essas que sobrevivem na cidade, como se reproduzem, comem e habitam esse pedaço de verde urbano, a fim de estimular um olhar atento para a importância de conservação dessas espécies. O roteiro é conduzido pelo professor Pedro Abib Cristales, mestre em oceanografia pela USP.

Sobre a autora

Adriana Terra é jornalista e gosta de escrever sobre a cidade e sobre cultura. É co-criadora da série “Pequenos Picos”, mapeamento afetivo de comércios de bairro da capital paulista, e mestranda em Estudos Culturais na EACH-USP, onde pesquisa lugares e modos de vida. Foi criada em Caieiras e há 15 anos vive no centro de São Paulo. Na zona noroeste ou na Bela Vista, sempre que dá, prefere ir caminhando.

Sobre o blog

Dicas de lugares, roteiros, curiosidades sobre bairros, entrevistas com personagens da cidade, um pouquinho de arquitetura e mais experiências em São Paulo do ponto de vista de quem caminha.

Blog SP a Pé