Topo

Histórico

Categorias

Blog SP a Pé

Derivas, arquitetura e narrativas urbanas em uma feira

Adriana Terra

16/09/2019 10h24

Ilustração de "Pequenos Acasos Cotidianos", de Juliana Russo

Quem gosta de caminhar, ler e /ou escrever histórias urbanas, pensar sobre e desenhar a cidade tem evento de interesse nessa semana em São Paulo: a Feira Compasso.

O evento ocorre no sábado (21), das 13h às 20h, na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), no centro de São Paulo, com venda de publicações relacionadas ao urbano e rodas de conversa, organizado pela editora Lote 42 em parceria com o instituto.

Vai contar com alguns lançamentos, como da "Revista Arquitetas Negras vol. 1" e do livro "Hans Broos: memória de uma arquitetura".

Entre as mesas, há conversa com artistas como a argentina Maria J. Luque, vencedora do Prêmio de Novela Gráfica Ciudades Iberoamericanas pelo livro "Casa Transparente", que falará sobre narrativas espaciais; e Juliana Russo, autora de "Pequenos Acasos Cotidianos" (que foi tema de entrevista no blog), abordando a ideia de deriva.

Livro da argentina Maria Luque | Foto: instagram.com/maria.j.luque

O arquiteto e professor Guilherme Wisnik (autor de "Dentro do Nevoeiro") se junta a professora do Insper Bianca Tavolari, pesquisadora de direito e cidade, para falar sobre as incertezas no mundo atual.

Haverá ainda uma fala de Rosa Artigas, autora do livro "Virgínia Artigas – histórias de arte e política".

Para quem estiver caminhando pela região, vale aproveitar o sábado para ver a exposição "Todo dia", parte da 12ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, que fica até 29 de setembro no Sesc 24 de Maio, um dos edifícios que recebe o evento, cuja programação pode ser vista aqui. A mostra tem intervenções produzidas por equipes interdisciplinares dialogando com o cotidiano, tema da bienal, deste prédio no centro da cidade.

Sobre a autora

Adriana Terra é jornalista e gosta de escrever sobre a cidade e sobre cultura. É co-criadora da série “Pequenos Picos”, mapeamento afetivo de comércios de bairro da capital paulista, e mestranda em Estudos Culturais na EACH-USP, onde pesquisa lugares e modos de vida. Foi criada em Caieiras e há 15 anos vive no centro de São Paulo. Na zona noroeste ou na Bela Vista, sempre que dá, prefere ir caminhando.

Sobre o blog

Dicas de lugares, roteiros, curiosidades sobre bairros, entrevistas com personagens da cidade, um pouquinho de arquitetura e mais experiências em São Paulo do ponto de vista de quem caminha.

Blog SP a Pé