Manequins, vestidos de noiva, lanchonete armênia: um rolê na Luz
A primeira vez em que fui ao Effendi, esfiharia pequenina na Luz, foi por lembrar de uma amiga contando que o pai adorava ir lá de um jeito tão afetivo que, após uma ida à Pinacoteca e com essa história em mente, parei ali. Provei a esfiha mais deliciosa de basturma, uma carne curada típica armênia, e aproveitei para reparar mais no entorno.
O Effendi fica numa travessa da São Caetano, a popular rua das noivas, que além de ser uma via com muitas ofertas de vestidos de casamento, abriga lojas de manequins e de máquinas de costura, embora esse comércio fique meio invisibilizado pelo dos looks de casório.
Para uma reportagem que fiz há alguns anos, passei uma semana conversando com vários comerciantes locais. Um deles me contou que a sua loja de manequins, uma das mais famosas do pedaço, surgiu a fim de evitar o encalhe do produto — recebido como pagamento numa negociação qualquer. O lojista trabalhava até então com máquinas de costura.
Gosto dessa história para lembrar que algumas vezes as coisas são mais simples do que pensamos, fruto mais de um "se vira" do que de uma grande orquestração de ideias. Nada contra planejamentos, inclusive acho que em São Paulo falta, mas me parece bonito quando a dinâmica dos rolos, as manobras do acaso, operam sabiamente sobre o design do mundo.
Para um roteiro caminhável pela região, depois de se lançar por essa rua e suas travessas, vale esticar pelo Jardim da Luz. Primeiro parque público de São Paulo, aberto como Horto Botânico, além de eventualmente receber eventos ele é um lugar bem bonito e frequentado por muita gente, ao contrário de um senso comum que diz que a região é perigosa para se andar.
Na minha mais recente ida ao local, embaixo de imensas jaqueiras, entre esculturas ou observando o lago, vi jovens casais de namorados com mochilas naquela errância boa pós-aula, atletas em rotinas intensas de exercícios, senhoras fazendo turismo curiosas com o que tem dentro das grutas. Fiquei pensando no quanto se fala de conhecer mais a cidade, nos roteiros todos, enquanto tem gente que faz isso naturalmente, sem muito planejamento. Mais simples. Bom também.
Pinacoteca – http://pinacoteca.org.br
Effendi – www.effendi.com.br
Jardim da Luz – https://bit.ly/2ubQMZt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.