Topo

Histórico

Categorias

Blog SP a Pé

Caminhadas, feiras e ciclorrotas: três mapas para conhecer melhor SP

Adriana Terra

25/06/2018 06h30

Sabe quando você não tá a fim de pegar metrô, mas também não tem ideia de quanto tempo leva para ir a pé de uma estação a outra? E quando você acorda com vontade de um pastel com caldo de cana, ou mesmo de uma tapioca de coco clássica, mas não sabe onde tá rolando uma feira livre? Felizmente, já fizeram mapas para tudo isso em São Paulo.

Caminhando da São Joaquim até a Liberdade = dez minutinhos

O Vá a Pé é uma iniciativa da ONG já citada por aqui Sampapé e mostra o tempo médio, caminhando, de uma estação de metrô a outra. Da São Judas até a Saúde, por exemplo, são só dez minutos que podem incluir um roteiro novo no seu dia — ou mesmo te livrar de pegar uma estação cheia demais num horário de pico. Já da Penha até o Carrão o trajeto leva meia hora. O mapa, atualizado em junho de 2018, pode ser baixado aqui e é bem útil para quem caminha e usa transporte público.

Já para quem pedala, o Mapa da Infraestrutura Cicloviária é uma iniciativa da CET que mostra as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas (os melhores caminhos para se trafegar de bike) da cidade. Dá para pensar trajetos, saber exatamente onde tem ciclofaixa e a extensão de cada uma, além de checar paraciclos (suportes de bike) e bicicletários com mais ou menos vagas. Já um app bom para planejar roteiros pedalando é o UseBike.

Outro mapa legal para os fãs de uma cidade menos acelerada é o FeiraMaps, da prefeitura. Por ele é possível ver quando tem uma feira rolando filtrando a busca por dia e região da cidade. Se você mora na Casa Verde, por exemplo, na terça é dia de cinco feiras, sendo a maior delas a da rua Valdomiro Silveira, no Imirim, com mais de 80 barracas. Aos moradores da Vila Ipojuca, na zona oeste, a rua Sepetiba é o local que abriga feira na terça. Pelo mapa também dá para saber onde tem feira orgânica na cidade.

Outra plataforma interessante para os amantes de um bom mercado a céu aberto é a FeiraLivre.cc, mas o serviço não vem sendo atualizado nos últimos tempos. De qualquer forma, vale o registro como iniciativa independente que surgiu antes do FeiraMaps.

Conhece outros mapas que estimulam roteiros não motorizados pela cidade? Deixe sua dica nos comentários.

(Post atualizado com versão nova do mapa do SampaPé na segunda, 25 de junho, às 22h50, e com grafia correta da rua Valdomiro Silveira na terça, 26 de junho, às 10h15)

Sobre a autora

Adriana Terra é jornalista e gosta de escrever sobre a cidade e sobre cultura. É co-criadora da série “Pequenos Picos”, mapeamento afetivo de comércios de bairro da capital paulista, e mestranda em Estudos Culturais na EACH-USP, onde pesquisa lugares e modos de vida. Foi criada em Caieiras e há 15 anos vive no centro de São Paulo. Na zona noroeste ou na Bela Vista, sempre que dá, prefere ir caminhando.

Sobre o blog

Dicas de lugares, roteiros, curiosidades sobre bairros, entrevistas com personagens da cidade, um pouquinho de arquitetura e mais experiências em São Paulo do ponto de vista de quem caminha.

Blog SP a Pé