Topo

Histórico

Categorias

Blog SP a Pé

Agenda a pé: roteiro pela Liberdade e papo sobre música nas cidades

Adriana Terra

23/07/2018 08h41

Nessa última semana de julho em São Paulo, dois eventos bem legais — e de naturezas distintas, um bate-papo e uma caminhada — falam sobre a cidade de maneira sensível e atenta.

Um é o Brechas Urbanas, série de encontros que ocorre no Itaú Cultural com mediação da jornalista Natália Garcia (Cidades para Pessoas). Essa edição é sobre o papel da música nas cidades e participam da conversa a cantora Luedji Luna (aproveite para ver abaixo um clipe dela, pelas ruas não de São Paulo mas de Salvador), Leonardo Bianchini (Músico Cidadão) e Clemente Nascimento (um dos fundadores da banda punk Inocentes). Gratuito, o evento ocorre na quarta (25) às 20h (mais informações aqui).

Para quem não conhece, dá para saber mais sobre o projeto Brechas Urbanas neste link. Tem vídeos e textos sobre os encontros que costuraram temas originais a fim de debater de modo amplo a vida nas cidades, pensando deslocamentos, questões de gênero, espaço público, moradia.

O outro evento da agenda da semana é o Passeio a Pé – Liberdade, coorganizado pelo Sampapé e pelo Coletivo PISA. Trata-se de uma caminhada pelo bairro central de São Paulo com a intenção de trazer novas histórias sobre esse território, que não é só o bairro asiático da cidade.

Casario antigo entre a Sé e a Liberdade

O roteiro ocorre pela tarde de sábado (28) e custa R$ 35 — dá para se inscrever neste link e obter mais informações aqui. A ONG Sampapé tem uma série de projetos envolvendo mobilidade urbana e já apareceu no blog, enquanto o PISA é um coletivo de pesquisa sobre cidades que promove atividades, publicações e ações de caráter educativo e social.

Sobre a autora

Adriana Terra é jornalista e gosta de escrever sobre a cidade e sobre cultura. É co-criadora da série “Pequenos Picos”, mapeamento afetivo de comércios de bairro da capital paulista, e mestranda em Estudos Culturais na EACH-USP, onde pesquisa lugares e modos de vida. Foi criada em Caieiras e há 15 anos vive no centro de São Paulo. Na zona noroeste ou na Bela Vista, sempre que dá, prefere ir caminhando.

Sobre o blog

Dicas de lugares, roteiros, curiosidades sobre bairros, entrevistas com personagens da cidade, um pouquinho de arquitetura e mais experiências em São Paulo do ponto de vista de quem caminha.

Blog SP a Pé