Topo

Histórico

Categorias

Blog SP a Pé

Semana do Caminhar ocorre em SP com debates, cinema e roteiros a pé

Adriana Terra

06/08/2018 09h09

Começou neste domingo (5) em São Paulo — e em outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Manaus, São Carlos e Rio — a Semana do Caminhar. Organizada por aqui pela ONG Sampapé, trata-se de um evento inspirado no Dia Mundial do Pedestre. A proposta é, a partir da discussão sobre mobilidade a pé, pensar em direitos ao espaço urbano e na relação das pessoas com a cidade.

Já rolou ontem caminhada pelos trilhos de Paranapiacaba e na Água Branca, e ao longo desta semana uma série de atividades está programada. Tem roteiro pela Vila Leopoldina, debate e lançamento de livro sobre a obra da urbanista e ativista Jane Jacobs, autora de "Vida e Morte das Grandes Cidades", saída fotográfica noturna, sessão de cinema.

O tema da semana neste ano é Direito à Caminhar — "direito este que é negado muitas vezes pela infraestrutura, pela insegurança, pelo machismo, mas que é um direito fundamental e básico para a existência nas cidades e para o acesso à cidade", explica o texto dos organizadores.

O evento também convida o público a participar desta semana postando sobre como a cidade se comunica com elas usando as hashtags #aCidadeMeDisse, #SemanaDoCaminhar e #PoderCaminhar.

Dá para acompanhar melhor todos os detalhes da programação no evento do Facebook ou no site.

Sobre a autora

Adriana Terra é jornalista e gosta de escrever sobre a cidade e sobre cultura. É co-criadora da série “Pequenos Picos”, mapeamento afetivo de comércios de bairro da capital paulista, e mestranda em Estudos Culturais na EACH-USP, onde pesquisa lugares e modos de vida. Foi criada em Caieiras e há 15 anos vive no centro de São Paulo. Na zona noroeste ou na Bela Vista, sempre que dá, prefere ir caminhando.

Sobre o blog

Dicas de lugares, roteiros, curiosidades sobre bairros, entrevistas com personagens da cidade, um pouquinho de arquitetura e mais experiências em São Paulo do ponto de vista de quem caminha.

Blog SP a Pé