Topo

Histórico

Categorias

Blog SP a Pé

Semana em SP tem cineclube e mostra gratuitos falando sobre cidades

Adriana Terra

26/11/2018 12h25

"Redesenhos: elevado Costa e Silva", de Sonia Guggisberg, que está na programação do Mobifilm

Dois eventos relacionando os universos das cidades e do cinema acontecem nessa semana em São Paulo. O primeiro é um cineclube chamado Cinecubo, realizado em parceria com o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), que tem uma programação especial neste fim de novembro comemorando os 75 anos do Instituto, e o primeiro aniversário do cineclube.

A ideia das sessões, que ocorrem de terça (27) a quinta-feira (29) desta semana, é estimular o diálogo entre as linguagens audiovisuais e arquitetônicas, ampliando os olhares sobre o urbano. O CineCubo tem exibido mensalmente filmes seguidos de debate na sede do IAB de São Paulo, em sessões gratuitas e abertas ao público. A produtora Travessia Filmes é parceira na curadoria.

Na terça, será exibido no Instituto (r. Bento Freitas, 306) "Obra" (2014), de Gregorio Graziosi, que recebeu o prêmio de Melhor Filme Latino Americano no Festival do Rio. O longa fala sobre as mudanças de perspectiva em uma família após a descoberta de uma ossada em uma obra. Já na quarta, o cineclube tem uma sessão especial no IMS (av. Paulista, 2424) exibindo "Koolhaas – Uma vida em casa", filme da série Living Architectures (Arquiteturas Vivas), da dupla Ila Bêka e Louise Lemoine, retratando a vida doméstica na obra do arquiteto holandês Rem Koolhaas. Encerrando a semana, haverá uma sessão de curtas na quinta no IAB, exibindo "Buracos Negros" (2012) de Nana Maiolini; "É o que eu penso e é o que eu vejo" (2017), de Arto Cavalcanti; "Liberdade" (2018), de Pedro Nishi e Vinicius Silva; e "Conte Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotados" (2018), de Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo e Pedro Maia de Brito.

Já o 3º Mobifilm – Festival de Cinema, Mobilidade, Segurança no Trânsito tem sessões durante todo o dia neste sábado (1º) no espaço Unibes Cultural (r. Oscar Freire, 2500), com filmes falando sobre mobilidade de bicicleta, segurança no trânsito, a percepção da mulher sobre o deslocamento nas cidades, entre outros temas. Há de curtas feitos por estudantes a animações, filmes para a televisão e institucionais. A programação completa pode ser acessada aqui.

Sobre a autora

Adriana Terra é jornalista e gosta de escrever sobre a cidade e sobre cultura. É co-criadora da série “Pequenos Picos”, mapeamento afetivo de comércios de bairro da capital paulista, e mestranda em Estudos Culturais na EACH-USP, onde pesquisa lugares e modos de vida. Foi criada em Caieiras e há 15 anos vive no centro de São Paulo. Na zona noroeste ou na Bela Vista, sempre que dá, prefere ir caminhando.

Sobre o blog

Dicas de lugares, roteiros, curiosidades sobre bairros, entrevistas com personagens da cidade, um pouquinho de arquitetura e mais experiências em São Paulo do ponto de vista de quem caminha.

Blog SP a Pé