Cinco espaços culturais para conhecer a pé no centro de SP
Nem só de Pinacoteca e CCBB vive a programação cultural do centro de São Paulo, e sair da rota é legal também para caminhar por outros cantinhos dessa região. Abaixo, reuni cinco locais um pouco menos conhecidos que podem ser visitados em um passeio pelo miolo da cidade.
Centro Cultural dos Correios
Instalado em um prédio imenso no vale do Anhangabau, o espaço tem uma programação de exposições que já contemplou de Dorival Caymmi a mostra sobre totens e acervo iconográfico costurando a história das entregas de correios com outros fatos históricos do Brasil ("Carteiros – Entregas que Fazem a Nossa História").
Praça das Artes + Sala do Conservatório
A construção próxima ao largo do Paissandu tem programação de música erudita, recebe algumas exposições e festas. Em fevereiro, no dia 21 o local recebe apresentação do Coral Paulistano. Ao lado dela fica a Sala do Conservatório, um sobrado menor, branco, que recebe eventualmente apresentações das orquestras municipais.
Solar da Marquesa
No Páteo do Colégio, o casarão rosa com estreitas e charmosas sacadas que foi lar da Marquesa de Santos em 1834 é hoje um museu com mobiliário da época e utensílios domésticos. No andar superior do sobrado, estão conservadas paredes de taipa de pilão e pau-a-pique do século 18, pisos assoalhados, pinturas murais.
Museu da Casa da Boia
Ainda na região da São Bento, a Casa da Boia é a mais antiga loja de metais e material hidráulico da cidade, fundada pelo imigrante sírio Rizkallah Jorge. O que nem todo mundo sabe é que o segundo andar do comércio, um sobrado tombado, guarda um museu cheio de peças antigas e imagens de acervo da cidade que é possível visitar mediante agendamento (11 3312-6255).
EMESP
No largo General Osório, a região repleta de lojas de instrumentos sedia a Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim que, além das aulas, é palco apresentações musicais, como da Orquestra Jovem do Estado. Perto da Sala São Paulo, o local fica em uma área com outras construções antigas de arquiteturas diversas e interessantes: são sobradinhos que hoje abrigam pequenas pensões, bares, lanchonetes. Por ali fica também o Hotel Piratininga, com um letreiro inconfundível.
[Errata: o texto foi alterado no dia 4 de fevereiro, às 19h20, corrigindo o nome do Centro Cultural dos Correios, que estava listado como Museu dos Correios.]
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.